PROJETO GOLFINHO
Gerenciamento do projeto Golfinho
Todos os anos, nos meses de verão, as praias catarinenses recebem um grande número de pessoas que se dirigem a estes locais para desfrutar de suas férias. Neste período, cresce o número de registros de acidentes ligados ao banho de mar, o que decorre, principalmente, do desconhecimento das características naturais das praias e das formas de utilização destes ambientes por seus usuários.
Permitir que os alunos tornem-se capazes de identificar os principais perigos associados às praias arenosas, além de informá-los sobre as atitudes preventivas a serem adotadas para a utilização segura deste ambiente.
Chamar a atenção dos alunos para a importância da utilização consciente das praias arenosas, e de seu papel na manutenção da qualidade sócio-ambiental destes ambientes através do exercício de sua cidadania. Revisar, conjuntamente com os alunos, os principais aspectos tratados ao longo do curso, e finalizar as atividades através da realização de uma confraternização entre os participantes seguida da entrega dos certificados.
Iniciar as atividades do Projeto Golfinho, explicitando seus principais objetivos e permitindo a integração dos alunos através de dinâmicas de grupo. Da mesma forma, permitir que os alunos compreendam o ambiente de praia de uma perspectiva espacial, tornando-os capazes de identificar suas principais características morfológicas.
Demonstrar aos alunos a importância do trabalho dos guarda-vidas através do reconhecimento dos principais equipamentos e procedimentos adotados por estes profissionais em casos de resgate e atendimento de vítimas. Da mesma forma, atentar para os procedimentos que os alunos devem tomar para zelar por sua segurança pessoal, e auxiliar consequentemente o trabalho realizado por estes profissionais.
FORMATURA
Felipe Lucena, Gerente de Projetos